Buscar promoções, cancelar serviços que não utiliza mais e fazer uma poupança são algumas das principais dicas para economizar no dia a dia para fazer aquela viagem dos sonhos.
Porque uma coisa é certa: planejando bem, todo mundo pode viajar e conhecer novos lugares!
Dica #1: coloque os gastos na ponta do lápis
Uma dica muito importante para conseguir economizar para viajar é ter uma noção dos principais gastos de sua família. E é certo que há despesas das quais não podemos abrir mão. Por exemplo, escola das crianças, consultas médicas e remédios, etc.
Mas há alguns gastos que são dispensáveis e que podem ser reduzidos. E tudo isso fica muito mais claro em uma planilha de gastos que pode ser criada em ferramentas como o Excel, ou mesmo à mão.
Dica #2: cancele os serviços que você não usa com frequência
Depois de entender quais são os gastos essenciais de sua família, fica mais fácil de analisar o que é essencial e o que pode ser cortado.
Por exemplo, hoje em dia é muito comum assinarmos vários streamings, mas nem sempre temos tempo de assistir a todos. Você pode economizar com as assinaturas daquilo que não vê, por exemplo.
Dica #3: Venda o que não utiliza mais
Outra dica muito valiosa para quem quer economizar para fazer aquela viagem dos sonhos é vender os itens que não têm mais utilidade em casa. Se estiverem em bom estado, roupas, sapatos, livros e utensílios domésticos podem render um bom dinheiro!
E vale a pena divulgá-los nas redes sociais. Para isso, faça boas fotos e detalhe bem as informações sobre os produtos.
Dica #4: Busque por promoções
Uma dica essencial para quem quer viajar é buscar por boas promoções. No caso das passagens aéreas, vale a pena monitorar os preços e ativar alertas para ser o primeiro a saber quando os preços baixarem.
Já na procura da melhor hospedagem, é muito interessante acompanhar as redes sociais. Inclusive, sempre anuncio promoções maravilhosas no Instagram e no Facebook, fique de olho!
Dica #5: Tenha uma poupança para guardar as economias
Outra dica que considero valiosa é sempre guardar as economias em uma conta bancária, de preferência uma poupança ou outro tipo de aplicação. Isso porque, como diz a música, “dinheiro na mão é vendaval”... A gente pode acabar gastando “sem querer” o dinheiro que está na mão ou na conta corrente.
Além disso, as aplicações podem render com o juros e aí é mais um dinheirinho para fazer aquela viagem dos sonhos!
Dicas anotadas? Qual será o seu próximo destino?