BLOG POST

Saiba tudo o que acontece no Parque nº1 de SC

Quer viajar para um parque aquático sustentável? Conheça a Cascanéia!

Quando você planeja uma viagem, se preocupa com aspectos relacionados à sustentabilidade? De acordo com alguns levantamentos, o assunto é tratado como prioridade pelos turistas brasileiros.

Eu, por exemplo, sempre me preocupo com ações de sustentabilidade. Pensando nisso, tenho adotado diversas medidas como a autossuficiência energética aqui na Cascanéia. Quer conhecer os detalhes? Eu te conto a seguir!


Complexo da Cascanéia tem autossuficiência energética

Parque Aquático Cascanéia fica em Gaspar, na região do Vale Europeu. O complexo abriga também o Resort Ecoar, estrutura com chalés privativos em meio à natureza.  

E você sabia que ambas as infraestruturas são abastecidas por um sistema fotovoltaico próprio? Ele é composto por 738 módulos, com potência total de 239 kWp. 

Uma das vantagens é que essa é uma energia mais limpa. Por exemplo, de 2018, para cá, nós deixamos de emitir 447 toneladas de CO2, um dos gases poluentes que causa efeitos danosos à temperatura da Terra.

Além disso, se o sol incide de forma mais forte, a potência energética também aumenta, podendo chegar a 1,3 MWh por dia.


Energia limpa gera economia para a Cascanéia

A energia solar, além de ser melhor para o meio ambiente, também gera economia para o complexo! Desde 2018, quando o sistema solar foi implantado, novas atrações e melhorias foram implantadas com essa economia. Além disso, até o final de 2022 o complexo deve ser totalmente autossuficiente, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente.


Tratamento de água 

Outra medida que tem um impacto positivo no meio ambiente é o tratamento de água antes de ela ser devolvida para a natureza.

Na Cascanéia, essa ação existe desde praticamente a sua fundação em 1987. 

Para que mais e mais turistas visitem nosso complexo e conheçam o 5º melhor Parque Aquático da América Latina, a gestão dos recursos hídricos é um dos grandes compromissos da Cascanéia. 

 

Ações para reuso de água

O complexo da Cascanéia e do Resort Ecoar também tem uma política de reuso dos recursos hídricos. Com isso, além de realizar o tratamento, também buscamos estimular o uso consciente da água, evitando desperdícios.


Reciclar sempre!

Outra ação presente na Cascanéia e no Resort Ecoar é a reciclagem do lixo. Para isso, contamos com o descarte adequado e a separação dos materiais que, depois, são encaminhados para a coleta seletiva.

Com essas ações, além de reduzirmos a quantidade de resíduos sólidos despejados em aterros, evitamos a poluição do solo e lençol freático da região.


Área de preservação ambiental

Na Cascanéia, a preservação ambiental é levada a sério! Ao fazer uma visita no Parque Aquático ou no Resort Ecoar, o turista entra em contato com uma área totalmente preservada. 

Aqui, grande parte de nossa área é preservada. Assim, buscamos manter o equilíbrio do nosso bioma, mantendo o turismo mais amigável para o meio ambiente.


Gostou de saber de nossas ações para preservar o meio ambiente? Corre agendar a sua visita!


Compartilhe