BLOG POST

Saiba tudo o que acontece no Parque nº1 de SC

Você conhece todos os mascotes da Copa do Mundo?

O Sapolino, mascote aqui da Cascanéia, já está no clima da Copa do Mundo e pediu para eu fazer uma seleção dos mascotes do mundial. Vamos conhecer esses personagens?


Mascotes da Copa das décadas de 1960 a 1970

Foi em 1966, na Copa do Mundo sediada na Inglaterra, que os organizadores levaram a público, pela primeira vez, um mascote. 

O bichano escolhido para representar aquela edição se chamava Willie, um leão, símbolo do Reino Unido. 


Figuras humanas como mascotes da Copa

Na Copa de 1970 no México, quando o Brasil se sagrou tricampeão mundial, um dos mascotes da Copa mais irreverentes veio a público: o Juanito Maravilla, uma figura humana com trajes típicos mexicanos. 

Quatro anos mais tarde, os mascotes da Copa também eram figuras humanas. Tip Tap representavam a união da Alemanha Ocidental e Oriental, que, à época, estavam divididas pela Guerra Fria, mas sediavam a Copa.

Em 1978, a Copa do Mundo foi realizada na Argentina e o mascote era o simpático Gauchito, um garotinho com trajes típicos dos povos rurais da América. 


Década de 1980 e os mascotes da Copa

Em 1982, a Espanha escolheu como mascote o Naranjito, que tinha a forma da fruta “laranja”. No traje, as cores da Espanha: azul, vermelho e amarelo.

Em 1986, o México sediou novamente o evento. E outra vez apresentou ao mundo um dos mascotes da Copa mais criativos: a pimenta chilli jalapeño de nome Pique. Verdinho, o mascote tinha um sombreiro amarelo e camisa vermelha, lembrando a bandeira mexicana. 

 

Década de 1990

Em 1990, a Itália foi o país sede da Copa do Mundo e seu mascote era bastante futurista: um boneco que imitava as peças de lego nas cores verde, vermelho e branco. E na cabeça, claro, futebol, ou melhor, uma bola de futebol.

A partir de 1994, os mascotes da copa voltam a ser figuras animais. Em 1994, para representar os Estados Unidos, o bichano escolhido foi um cachorrinho apelidado de Striker. 

Não era um brasileiríssimo vira-lata caramelo, mas o Sticker deu sorte ao Brasil, pois fomos tetracampeões mundiais naquele ano.

Quatro anos depois, foi a vez do galo Footix vir a público e marcar a memória de quem acompanhou a Copa na França. 


Mascotes na década de 2000

Em 2002, os brasileiros se sagraram pentacampeões mundiais e o evento, sediado conjuntamente por Coreia do Sul e Japão, tinha não um, mas três mascotes da Copa: Ato, Nik e Kaz. Eles eram meio “alienígenas” e representavam a tecnologia dos países sede. 

Em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, outro leão foi o mascote: Goleo fez a festa dos apaixonados por futebol.


Mascotes da copa nos anos 2010

Em 2010, a África do Sul foi o país sede e o bichano escolhido foi um leopardo apelidado de Zakumi. Ele tinha as cores verde, amarela e branca da África do Sul.

Em 2014, nós brasileiros recepcionamos a Copa do Mundo e o Fuleco, um simpático tatu-bola, nos ajudou a passar pelo histórico 7 a 1 contra a Alemanha...

Em 2018, o último dos mascotes da Copa, foi o lobo Zabivaka, cujo nome significa “aquele que marca o gol”. 


Em 2022, o mascote é o La’eeb que representa um Keffiyeh, lenço típico do mundo árabe, usado na cabeça.  


Por aqui, o Sapolino está se aquecendo, pronto para marcar seus golaços pela Cascanéia! Ah, e você pode conhecê-lo! Agende aqui sua visita e garanta a sua foto com o mascote mais charmoso dos parques aquáticos brasileiros!  


Compartilhe



A Cascanéia utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas e melhorar a sua experiência.
Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade
ACEITAR

OPA,JÁ VAI SAIR?

ME PASSA TEU WHATS
E FIQUE POR DENTRO DE TODAS NOSSAS OFERTAS E NOVIDADES